top of page
  • Equipe Techis

Uma gestão logística automatizada torna sua empresa diferenciada

Setor logístico vem se modernizando. Empresas devem seguir tendência



O setor logístico é de suma importância para o desenvolvimento econômico do país. Em 2018, devido à greve dos caminheiros que gerou impactos imensuráveis após paralisação dos profissionais que reivindicavam melhorias no setor, percebeu-se o quão importante e fundamental é o transporte de cargas no nosso dia a dia.


De acordo com a CNT (Confederação Nacional do Transporte), no ano de 2018 o PIB do setor cresceu 2,2% atingindo R$ 256,08 bilhões. Em 2017 o setor também teve crescente. Com isso, os investimentos nessa área são cada vez mais elevados haja vista que fortalece a confiança do empresariado.


Levando em consideração a relevância do setor perante a sociedade, pressupõe-se que investir no mercado logístico é um negócio exitoso. No entanto, há diversos elementos que dificultam a rentabilidade de uma transportadora.


Alguns fatores, como por exemplo, más condições de estradas que, por conseguinte exige gastos com reparo da frota, são muitas vezes incontroláveis.


Todavia, há fatores que podem ser controlados internamente, fazendo sua transportadora se diferenciar da concorrência e, sobretudo, manter a saúde financeira com redução de custos e mais produtividade.


Recuperação de roubos de carga

O roubo de cargas é um dos agravantes mais preocupantes no mercado logístico, tanto pela integridade física do motorista quanto pelo prejuízo gerado às transportadoras.


Obviamente, a segurança nas estradas no que tange redução de roubos, deve ser garantida pelo poder público. No entanto, há artefatos tecnológicos sofisticados que minimizam os prejuízos e ainda aumentam as chances de recuperação da carga e frota. Existem boas opções no mercado de iscas eletrônicas que são alojadas dentro da mercadoria com tecnologia anti jammer para aumentar as chances de retomada da carga em caso de sinistralidades.


Redução do passivo trabalhista e pagamento de horas extras desnecessárias

Com uma legislação muito mais sólida após a Lei do Motorista entrar em vigência, as empresas de logística e transportadoras devem estar atentas no controle da jornada do empregado. O descumprimento da legislação e a falta de um controle adequado e automatizado da jornada dos motoristas, acabam gerando gastos desnecessários com horas extras e, inclusive, eventuais processos judiciais.


A implementação de um sistema de gerenciamento tecnológico, que proporciona aos gestores informações integrais com relatórios completos e dashboards customizáveis, garante maior acesso ao controle da jornada, principalmente quando é passível de integração em sistemas de folha de ponto que auxilia o departamento de recursos humanos.


Respaldo de uma equipe especializada

Ter uma plataforma tecnológica que garante maior controle nos processos de sua transportadora não é o suficiente caso não se tenha um suporte necessário para utilizá-la.


É de suma importância contratar alguma empresa de confiança que, além de aplicar um amplo treinamento para utilização da plataforma em suas operações, também esteja de prontidão para prestar qualquer tipo de suporte quando necessário.


Considerando que a rotina de sua transportadora estará automatizada, além de um amplo domínio na plataforma tecnológica escolhida, treinamentos periódicos são relevantes, haja vista que sua equipe pode mudar. Assim, escolher alguma empresa que se coloque à disposição de sua transportadora para sanar eventuais dúvida, faz total diferença.


Esses são alguns exemplos tecnológicos que ensejam grandes benefícios para o setor de transportes de cargas. Investir em tecnologia é tendência mundial quando tratamos do âmbito corporativo.


Inclusive, a greve dos caminhoneiros ocorrida em 2018, que mencionamos no inicio desse artigo, foi desencadeada por artefatos tecnológicos. A mobilização dos profissionais se deu, sobretudo, através de aplicativos de troca de mensagens. As trocas de áudios e textos, com teores de reivindicações e apelo para mobilização, deixou a categoria em polvorosa, resultando na paralisação.


Inscreva-se em nosso site para receber notícias sobre o setor de transportes de carga e tecnologia.

54 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page